Um bom gestor da área médica sabe que é fundamental aplicar estratégias de prevenção de infecção hospitalar. Este é um dos maiores desafios durante o trabalho neste segmento, pois esse problema tem capacidade de elevar o índice de mortalidade dos pacientes e a aquisição de doenças decorrentes das atividades laborais por parte dos colaboradores. 

Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde divulgou que no Brasil, a taxa de infecção hospitalar é de 14% – uma taxa que pode parecer pequena, mas que já causa grandes problemas no setor de saúde. 

A melhor forma de evitar e minimizar o problema é com a prevenção. Veja agora algumas medidas que vão ajudar neste trabalho de prevenção de infecções hospitalares e tenha uma estratégia mais eficiente durante a sua gestão.

1: Higienização das mãos

A principal fonte de contaminação e transmissão de micro-organismo em ambiente hospitalar são as mãos. Por isso, a higienização das mãos antes de manipular objetos e tocar no paciente se faz tão importante. 

Esta medida deve ser incentivada não somente entre os funcionários do hospital, como também às visitas. Informar por meio de cartazes e distribuição de higienizadores com álcool em gel e pias para lavagem de mãos é muito importante e ajuda nesta conscientização. 

2: Utilização de EPIs adequados

Todo profissional deve fazer o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Isso vai diminuir os riscos ocasionados pela manipulação de produtos químicos, fluidos corporais e contato com pessoas infectadas.

Máscaras, óculos de proteção, aventais, toucas e, claro, luvas descartáveis são mais que obrigatórias no dia a dia de um profissional de saúde. 

3: Use luvas descartáveis

Ao utilizar materiais descartáveis em atendimentos médicos, é possível diminuir os riscos de infecção hospitalar. Essa atitude vai ajudar na proteção dos funcionários e reduzir a disseminação de vários patógenos. 

Mas é importante ficar atento não somente ao tipo utilizado, mas também na forma correta de usar e descartar. Trabalhe com treinamentos periódicos para relembrar e assegurar que todos estão fazendo sua utilização corretamente em todos os procedimentos. 

4: Mantenha as precauções de contato

Essa é uma medida altamente eficaz para assegurar a mitigação de infecções hospitalares. Assim, a medida deve ser aplicada a todos os pacientes, tanto os acomodados nos quartos quanto em isolamento.

Garanta que a área de isolamento seja de fato privada, com um sistema de ventilação apropriado e, também, com a porta sempre fechada – com os profissionais utilizando máscaras e luvas ao entrar no local.

5: Respeite todos os protocolos de limpeza

Depois dos profissionais de saúde, a equipe de limpeza é uma das mais importantes em um hospital. Afinal, é com eles que todos os espaços são higienizados da forma correta – o que vai contribuir com a prevenção de infecção hospitalar. 

É importante que todo colaborador ativo respeite os padrões técnicos e éticos, como forma de assegurar que a prevenção de infecção hospitalar alcance os resultados esperados.

Conte com os produtos da Lemgruber para garantir proteção à sua equipe e pacientes. Entre em contato e faça seu pedido!