Para que os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) garantam a proteção, é preciso que eles sejam fabricados com todos os cuidados necessários, e ainda recebem certificados de aprovação (CA) pelos órgãos competentes.

Esses certificados autorizam a venda dos equipamentos, e orientam os laboratórios sobre quais são as características e níveis de qualidade que devem ser seguidos para que os EPIs ofereçam toda a segurança necessária para os usuários. 

E para que você entenda quais são esses certificados, nós da Lemgruber trouxemos todos os detalhes neste artigo – afinal, nós possuímos todos eles justamente para garantir eficiência e qualidade nas nossas luvas de procedimentos. Confira!

Certificado de Aprovação (CA)

A certificação mais importante para um EPI é o CA, que  é um documento emitido pelo órgão responsável pela segurança e saúde do trabalhador, atualmente o Ministério do Trabalho, que tem por finalidade avaliar e direcionar os usuários para seu uso adequado.

A NR-06, que regulariza  os EPIs , de fabricação nacional ou importado, exige que o mesmo só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA no próprio EPI ou na embalagem

Ao comprar um EPI, consulte na internet o CA e veja se ele é apropriado para a função que vai exercer.

NBR ISO 11193-1/2015 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

Essa norma é utilizada como uma referência para o desempenho e segurança de luvas de borracha para exame médico. Ela orienta sobre as especificações das luvas de látex e nitrílicas, indicando os produtos a serem utilizados e indica que o fabricante deve disponibilizar para o comprador, a pedido, dados para suportar a conformidade com estes requisitos.

ISO 10282/2014

Essa norma especifica os requisitos para luvas de borracha estéreis, embaladas, para uso em procedimentos cirúrgicos para proteger o paciente e o usuário de contaminação cruzada. É utilizada em luvas com superfícies lisas ou texturizadas sobre parte ou toda a luva. 

Portaria INMETRO 485/2021

O documento apresenta os requisitos para o Programa de Avaliação da Conformidade de luvas cirúrgicas e luvas para procedimentos não cirúrgicos. O foco é na saúde e segurança, por meio do mecanismo de certificação compulsória, atendendo aos requisitos do Regulamento Técnico de Luvas Cirúrgicas e Luvas para Procedimentos Não Cirúrgicos.

Certificações BRICS

A BRICS atua como Organismo Certificador de Produtos (OCP) acreditado pelo Inmetro. Ele faz vários testes laboratoriais nos produtos e emite um certificado comprovando ou não se as Luvas Cirúrgicas e de Procedimentos não cirúrgicos estão cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis vigentes.

Deu para perceber que normas e procedimentos não faltam para contribuir com a segurança da produção de luvas descartáveis, não é mesmo? A Lemgruber possui todas elas, e está constantemente se atualizando para entregar em todo o Brasil, luvas de procedimento cirúrgico e não cirúrgico de alta qualidade. Consulte as promoções em nossa loja virtual oficial: www.luvasweb.com.br