O seu estoque de EPI está em dia? Fazer um bom gerenciamento garante que você tenha todos os itens disponíveis, evitando o mau uso e o desperdício – seja um consultório médico, uma clínica de estética, farmácia ou qualquer outro estabelecimento. 

Ter uma boa organização dos materiais, com o controle de vencimento e a disposição correta por tipo e tamanho facilita a rotina e garante um planejamento mais inteligente. No caso das luvas de procedimento não cirúrgico, por exemplo, que são EPIs que não podem faltar, o controle precisa ser acirrado para garantir o bom funcionamento do local. 

Então, para ajudar você ainda mais nesse assunto, abaixo, listamos algumas das principais práticas que vão contribuir com esse gerenciamento. Confira e conte com a Lemgruber para ter sempre luvas de qualidade!

1: Organize por data de validade

Um dos principais erros de organização em um estoque é deixar os produtos fora da ordem de vencimento. Isso aumenta o desperdício e pode colocar seu estoque em risco. Por isso, controle os lotes e datas de validade sistematicamente, mesmo nos produtos de alta rotatividade – como é o caso das luvas de procedimento não cirúrgicos.

Com esse cuidado, você evita a perda de produtos. Outra dica é sempre priorizar o uso de produtos que tenham a data de expiração mais próxima, o que também contribui com essa questão.

2: Estoque bom é feito com compras planejadas

Nada de comprar quando perceber o estoque menor. As compras planejadas garantem que os produtos necessários para o funcionamento do seu consultório estejam sempre à disposição da equipe. 

Para planejar a sua compra, é preciso calcular a taxa de consumo de seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), também chamada de “taxa de queima”. Com esse cálculo, você terá uma média diária de consumo de luvas e poderá fazer um pedido inteligente para abastecer seu estoque. 

3: Faça inventários periodicamente

Fazer inventários eficientes também ajudam a garantir um bom estoque. Faça essa tarefa a cada 2 ou 3 meses para fazer esse controle para conseguir analisar o fluxo de entrada e saída de produtos.

Também é importante ter profissionais habilitados para a realização do inventário, com competência em organização e, claro, um perfil analítico que permita identificar as necessidades do estoque.

4: Cuidado com a armazenagem

A forma de armazenar as luvas também impactam na sua qualidade de uso. O local deve ter tamanho e condições de armazenamento adequados, de acordo com as orientações do fabricante, para garantir boas condições aos EPIs. 

5: Conte com fornecedores de qualidade

Importante ter uma empresa fornecedora de confiança que possa garantir que as entregas dos seus pedidos cheguem no tempo previsto e na qualidade desejada. Assim, seu estoque estará sempre de acordo para que seu consultório possa operar de acordo com as normas de segurança e higiene recomendadas. 

Para ter qualidade, confiança e produtos certificados, conte com a Lemgruber. Produzimos luvas de látex de alta qualidade, com entrega em todo o Brasil. São anos de experiência, sendo pioneiros na fabricação de luvas de procedimento não cirúrgico em larga escala no país. 

Faça o seu pedido e garanta um estoque de luvas de qualidade!