Luvas descartáveis são fundamentais não apenas para o segmento de saúde, mas também para profissionais de limpeza, estética, química e alimentício. No entanto, para que este EPI possa, de fato criar uma barreira de proteção é importante vesti-las corretamente. 

Também é importante ressaltar que o cuidado deve ser tomado não apenas ao colocar as luvas, mas também ao retirá-las. Inclusive, é importante lembrar aqui que para cada tipo de função desempenhada é necessário usar um tipo de luva diferente, portanto, é sempre recomendável que os colaboradores conheçam essas diferenças e compreendam a importância de usar o acessório corretamente.

Cuidados para colocar e remover as luvas descartáveis de forma correta

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a correta higienização das mãos complementada pelo uso das luvas é uma das principais práticas a serem adotadas a fim de se prevenir a transmissão de microrganismos. Esse é o primeiro passo a ser seguido antes mesmo de retirar as luvas descartáveis da sua embalagem. 

Antes de vestir as luvas, retire anéis, jóias, pulseiras e quaisquer outros acessórios – eles são proibidos de ser utilizados junto às luvas descartáveis. Além de ser uma determinação da NR32, retirando esses acessórios menor risco de danos às luvas.

Para desembalar as luvas, também é preciso cuidado e técnica correta, que te facilitarão e farão toda a diferença. Toque apenas na parte dos punhos e retire uma por vez. Se precisar fazer ajustes, sempre use as pontas dos dedos e puxe-as delicadamente sempre em direção ao pulso. 

Os tamanhos das luvas devem estar de acordo com as mãos do profissional – principalmente no caso da área médica. Se as luvas forem grandes demais, você poderá perder o tato e poderá se atrapalhar no procedimento; se forem pequenas demais, rasgam com maior facilidade.

Para a remoção da luva, o cuidado também precisa ser redobrado. Para evitar contaminações, comece segurando a luva na parte externa e onde está o punho, puxe-a em direção aos dedos e ela sairá do lado avesso. 

Fique atento ao descarte das luvas, que precisam ser levadas ao lixo indicado para esta finalidade (Saco de lixo com simbologia de infectante na cor branca). Como regra geral, o descarte do lixo hospitalar deve seguir as orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

No caso de luvas que podem ser reutilizadas, elas podem ser lavadas logo após seu uso. E antes de usar, é fundamental se certificar de que elas estão totalmente secas por dentro. 

Então lembre-se: ao usar as luvas é importante seguir os procedimentos corretos para calçá-las e retirá-las; escolher o produto ideal para o procedimento a ser realizado, e fazer o descarte correto para evitar contaminações. 

A Lemgruber possui as luvas descartáveis ideais para a área de saúde e demais segmentos que necessitam de uma luva de qualidade para proteger sua equipe. Somos uma indústria nacional de luvas descartáveis, reconhecida pela sua excelência na produção e comercialização.

Com atuação em todo o Brasil, oferecemos produtos com certificações nacionais e internacionais, atendendo aos requisitos de diversos segmentos – tudo para garantir segurança e conforto aos usuários. Consulte nossos produtos e faça seu pedido em nossa loja virtual.