Você sabia que 75% dos casos de cegueira podem ser evitados ou até mesmo são curáveis? No dia 10 de julho, toda a comunidade médica celebrou os cuidados com os olhos, levando à população a importância dos cuidados com este importante órgão. 

Dentre as doenças responsáveis pela cegueira em adultos, podemos citar a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética.

Já entre as crianças, os maiores causadores da perda de visão são: infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prestação de serviços eficazes e acessíveis de saúde ocular é a chave para controlar a deficiência visual, incluindo cegueira, e deve-se dar preferência ao reforço dos serviços de cuidados com a visão através da sua integração no sistema de saúde.

Confira agora um pouco mais sobre a importância da saúde ocular e celebre sempre esta data tendo ainda mais cuidados com os olhos. 

Quais são as principais doenças oculares?

São várias as doenças que podem acometer os olhos de adultos e crianças. Uma delas que, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), surge cerca de 550 mil novos casos no Brasil por ano, que é a catarata. 

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino. Entre os sintomas estão: sensação de visão embaçada ou com névoa, sensibilidade à luz e alteração da visão de cores. Com a progressão da doença, as pessoas poderão enxergar apenas vultos.

Ficar longas horas exposto ao sol pode possibilitar a progressão da catarata, além de outros problemas oculares. 

Além dela, outras doenças que também precisam de atenção são a conjuntivite bacteriana e viral, o tracoma – uma conjuntivite crônica que pode levar à cegueira, e o glaucoma. 

Cuidados importantes com os olhos

Além de fazer consultas periódicas com o oftalmologista, há alguns cuidados simples que se aplicados ao dia a dia podem evitar problemas sérios nos olhos.

A primeira dica é evitar coçar os olhos – muitos ao sentir coceira, exageram e podem até lesionar a córnea. Para as mulheres, a maquiagem é um ponto de atenção: faça a remoção completa antes de dormir, e jamais utilize produtos vencidos. 

A higienização da área dos olhos também é fundamental e ajuda bastante a diminuir coceira e vermelhidão nos olhos. Busque ao menos uma vez ao dia higienizar a área em volta dos olhos, como pálpebras, cílios e cantos.

Se o seu oftalmologista receitou o uso dos óculos, faça o uso conforme a recomendação – o mesmo vale para as lentes de contato. Utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva também contribui bastante com a sua saúde ocular. 

E aí, gostou das nossas dicas? Cuidar da saúde dos olhos é fundamental e mantém o seu corpo sempre apto para entrar em foco no trabalho e estudos, além de garantir a você mais qualidade de vida.

Tenha uma rotina saudável e inclua os cuidados com a sua saúde ocular!