As luvas de procedimento não cirúrgico são imprescindíveis na área médica, odontológica e veterinária. Descartáveis, elas têm como objetivo impedir a contaminação do profissional e paciente e podem ser encontradas no mercado com e sem pó.

Mas você sabe a diferença entre elas? Nós da Lemgruber criamos este artigo para descrever as principais características das luvas de procedimento não cirúrgico com e sem pó. Confira agora!

Luvas de procedimento: o que você precisa saber

As luvas de procedimento não cirúrgico são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários em atividades em que é preciso realizar a manipulação de material de risco. Elas são descartáveis e podem ser de látex natural, nitrílica e vinil.

Elas também podem ser voltadas para qualquer procedimento cirúrgico, além de outras situações como parto, procedimentos radiológicos invasivos e de acesso vascular, preparo de nutrição parenteral e de agentes quimioterápicos. Elas são descartáveis e podem ser de látex natural, nitrílica ou Neoprene.

Luva de procedimento sem pó: para que serve?

    As luvas de procedimento não cirúrgico de látex natural, nitrílicas e vinil podem ser fabricadas sem o pó. O pó ajuda na desmoldagem e no calçamento delas, para substituir o pó, os fabricantes utilizam uma matéria prima especial, que dará o mesmo conforto ao calçá-las.

    A luva de procedimento não cirúrgico de látex natural sem pó, não permite que as proteínas do látex, responsável pela alergia passe para as mãos do usuário. Como o pó funciona como veículo carregador desta molécula, sem ele as proteínas do látex não entram em contato com o usuário, por este motivo, as luvas de látex sem pó podem ser utilizadas por quem tem alergia branda a este material. 

     A luva de procedimento não cirúrgico nitrílicas sem pó, é uma das luvas mais resistentes do mercado em relação ao desgaste na manipulação de produtos corrosivos, óleos e ácidos (alguns tipos) e solventes. Trata-se de um tipo de luva bem flexível.

Todas elas, além de serem utilizadas pelo público alérgico ao látex são também recomendadas para realização de atividades que não podem ter impurezas no ar ou seja, partículas em suspensão.

Luva de procedimento com pó: Para que serve?

Quando inserido o pó bioabsorvível, ou talco, a luva de procedimento pode ser calçada com maior facilidade, causando mais conforto às mãos. O pó pode ser inserido nas luvas de látex ou nos demais materiais.

Todas as luvas podem ser usadas em atividades que não se necessita ter um ambiente livre de partículas em suspensão.

Com ou sem pó: qual luva de procedimento é melhor?

O pó contido no interior das luvas é algo voltado ao conforto – apenas para facilitar o momento do calçamento das luvas. Há quem prefira modelos com o talco, mas há quem opte pelo modelo sem talco. 

Também é importante entender que se a atividade que você irá exercer, há alguma recomendação sobre esta característica, antes de fazer o seu pedido, garanta  total segurança para cada procedimento. 

Claro que quem já trabalha no meio tem o conhecimento necessário, no entanto, é função do empregador garantir que os colaboradores estejam aptos para cumprirem suas funções com responsabilidade, ainda mais em um  ambiente hospitalar ou de pesquisa clínica.

As luvas de procedimento Lemgruber possuem padrão nacional NBR ISO 11193-1/2015 da ABNT e as luvas cirúrgicas ISO 10282/2014. Todas seguem a portaria 332 e 451/ 2012 INMETRO sendo certificadas pelo BRICS. A indústria cumpre as Boas Práticas de Fabricação e todos os produtos possuem registros na ANVISA.

Se você procura luvas de procedimento de qualidade, conte com a Lemgruber. Aqui, estão os produtos de alta qualidade, com garantia e padrões internacionais. Atuamos em todas as regiões do país – e comprando online você recebe em até 5 dias úteis no Sudeste e em até 7 dias úteis nas demais regiões.