Quem realiza cuidados em pacientes com dieta enteral sabe que todo cuidado é necessário. O tratamento oferecido para pacientes que não conseguem se alimentar via oral se dá por meio de uma sonda flexível ou tubo. 

A alimentação realizada via nariz, estômago ou intestino delgado, leva o alimento com todos os nutrientes necessários para o indivíduo. No entanto, a rotina de cuidados com a sonda é criteriosa para que sejam evitados todos os riscos de infecção. 

Um dos equipamentos que não podem ficar de fora na rotina de cuidados de uma pessoa com dieta enteral é a luva descartável. Confira agora algumas dicas para garantir segurança e conforto ao oferecer o alimento para os pacientes debilitados e entenda porque é importante ter luvas descartáveis de confiança durante o processo. 

Para que serve a dieta enteral?

Quando o paciente está debilitado, sem conseguir se alimentar sozinho, a dieta enteral é indicada. Assim, é preciso colocar um tubo flexível no nariz, de forma que ele chegue ao estômago, duodeno ou jejuno.

Algumas das indicações para a dieta enteral acontecem com pacientes com AVC, anorexia nervosa, neoplasia no esôfago, doenças inflamatórias intestinais, fístulas digestivas, entre outros. A dieta enteral, inclusive, pode ser recomendada para crianças em casos de pneumonia aspirativa, refluxo gastroesofágico, necessidade de alimentação noturna, entre outros. 

Por que usar luvas descartáveis?

Ao oferecer a dieta enteral, inserir o tubo ou até mesmo no momento da limpeza, as luvas descartáveis cumprem o papel de criar uma barreira protetora entre a mão do profissional e a pele do paciente. Por estar debilitado, uma complicação pode ser muito perigosa, causando sérias complicações durante o tratamento. 

Quando os cuidados são feitos depois da alta hospitalar, é importante que a família siga as recomendações do cuidado, usando as luvas descartáveis que possuam risco biológico. Para que não compre o produto errado, verifique na parte de trás da caixa, o selo do INMETRO,  o número do registro na ANVISA, e o CA (certificado de aprovação no M.T.E.) Somente estas luvas apresentam a segurança em todo momento em que se faça necessário o contato com a sonda. De preferência luvas de látex e nitrilo, pois a vinil não fornece barreira de proteção. Após o uso, essas devem ser descartadas, sempre utilizando um novo par a cada cuidado. 

A dieta deve ser oferecida lentamente para evitar problemas como diarreia, gases, náusea ou vômito. Seja para colocar ou tirar a alimentação, você deve usar luvas descartáveis, evitando desta forma qualquer possibilidade de contaminação do alimento e do material utilizado. 

Mais que utilizar luvas descartáveis, vale prezar pela qualidade do material. Evite a compra de luvas descartáveis sem os registros descritos acima. Para não errar, prefira as luvas descartáveis da Lemgruber de látex ou nitrilo, é a melhor forma de garantir segurança e conforto nos cuidados da dieta enteral.

Afinal, pessoas que estão sendo tratadas desta forma merecem segurança e conforto durante todo o tratamento. Assim, você garante todo o cuidado necessário para alimentar, limpar e inserir a sonda. 

Presente no Brasil e exterior, a Lemgruber é uma das principais empresas produtoras de luvas descartáveis e segue rigorosos procedimentos de controle de qualidade definidos pela ANVISA

Com distribuidores espalhados pelo país e ainda uma loja virtual, você escolhe como fazer o seu pedido. Conte com a Lemgruber!