Dia 14 de abril é celebrado o dia do técnico em serviço de saúde. Essa é a profissão presente em todas as áreas da saúde. 

Os profissionais dessa área são responsáveis por vários procedimentos, realizados em clínicas médicas, hospitais e laboratórios.

Esses profissionais cumprem um papel extremamente relevante nos cuidados de uma pessoa, e possuem protocolos rígidos de segurança para começar seu trabalho de prevenção e/ou reestabelecimento da saúde de seus pacientes.

É praticamente impossível pensar em monitoramento de aparelhos e de programas de saúde sem uma equipe qualificada para essas atividades. O técnico em serviço de saúde é o profissional que participa de todo o processo que ocorre entre médicos e pacientes. Dessa forma, podemos considerá-lo como uma peça essencial para que tudo funcione da melhor maneira possível, principalmente o transporte das informações.

E por ser uma profissão fundamental na área de saúde, vamos trazer aqui um pouco mais sobre a rotina desse profissional. Veja quais são os cuidados e os equipamentos de proteção individual (EPI) que não podem faltar. 

Como surgiu a profissão

A profissão de técnico em serviço de saúde foi reconhecida no Brasil em 1937. A formação de agentes de nível médio e elementar foi regulamentada a partir de 1971, quando entrou em vigor a Reforma do Ensino de 1º e 2º graus, com habilitação plena ou parcial. Assim, passam a integrar o grupo de técnicos em saúde, especialidades como enfermagem, estética, farmácia, gerência em saúde, nutrição, segurança no trabalho e outras 11 modalidades.

Com o início da pandemia, esses profissionais passaram a ter ainda mais relevância, auxiliando na linha de frente do combate ao coronavírus. Seja durante o processo de triagem, coleta de exames ou outras atividades, a ética e o profissionalismo são levados a sério – principalmente sobre a conduta e procedimentos de prevenção. 

EPIs são essenciais

Um bom técnico em serviço de saúde sabe que o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual são essenciais. As luvas descartáveis estão no topo da lista, pois evita a contaminação direta entre profissional e paciente. 

As luvas são indicadas para uso em situações clínicas, quando há a possibilidade de contato direto ou indireto com sangue, secreções, excreções e objetos visivelmente sujos com fluidos corporais. Para isso, existem diferentes tipos de luvas descartáveis. 

O técnico em serviço de saúde pode utilizar luvas de látex natural e luvas nitrílicas.

A luva de látex natural é a mais tradicional e possui ótima capacidade de vedação. No entanto, quem é alérgico à borracha natural não deve utilizar este equipamento. 

Para isso, a luva nitrílica é a mais indicada. Feita de borracha sintética, é indicada nestes casos.

Com durabilidade, resistência e conforto durante o uso, esses profissionais estarão aptos a atender o paciente com segurança, oferecendo um tratamento adequado. 

Pensando no conforto e segurança do técnico em serviço de saúde, a Lemgruber oferece uma linha completa de luvas descartáveis – ideais para a rotina de quem se dedica aos cuidados com a saúde. 

Somos especializados na produção de luvas descartáveis para a área da saúde garantindo excelência e entrega para todo o país. Com as principais certificações, a Lemgruber está presente em todo o país com distribuidores oficiais e sua loja virtual. Faça já o seu pedido e adquira com segurança!